Ainda vale a pena comprar uma máquina de lavar usada?
- Almir da Silva
- 2 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2023

Já respondendo a pergunta inicial, é claro que vale a pena comprar uma máquina de lavar usada, desde que esteja em condições adequadas para funcionar, mais como posso saber disso se não sou um perito na área? Neste post vou tentar explicar de forma simplificada quais os detalhes que devem ser observados ao avaliar uma proposta de venda de uma lavadora usada, a fim de evitar equivocadamente pagar gato por lebre.
É verdade que a ideia de adquirir um equipamento novinho em folha parece muito mais atraente do que comprar uma lavadora usada, porém existem algumas razões que justificam esta decisão.
1. Estou com o nome restrito por isso são posso parcelar uma máquina nova
2. Não posso gastar muito, pois no momento tenho outras prioridades
3. Uma lavadora usada é muito mais barata que uma nova
4. Não me importo em adquirir um produto usado, contando que funcione
O mais importante não são os motivos que te levam a comprar um usado, e sim os meios que se usa para adquiri-lo. Então imagine que você viu na internet o seguinte anúncio: Vendo uma lavadora Brastemp 11 kg com seis anos de uso, funcionando perfeitamente.
Analise o seguinte, a máquina já esta trabalhando há 6 anos, embora o vendedor tente te convencer que ela ainda está funcionando perfeitamente há algumas peças que costumam sofrer desgastes depois de um certo tempo de uso, fazendo com que a bomba estoure na sua mão, algumas dessas peças são o retentor de água, rolamento do tanque, tubo de centrifugação, caso estes componentes já estejam comprometidos a troca das peças mais a mão de obra pode chegar a custar metade do que você pagaria em uma máquina novinha na loja com garantia de ano.
Mais afinal de contas, o que se devo observar antes de comprar uma lavadora usada, mesmo que o valor seja extremamente atraente?
1. Dê uma olhada no painel frontal e observe se o teclado não está com os botões danificados, favorecendo a infiltração de água na placa que fica logo abaixo dele.
2. Verifique se a tampa frontal de vidro não esta solta ou descolada das dobradiças fixadas nas laterais
3. Ligue e selecione o nível baixo de água em seguida coloque na função normal, ao fazer isso observe se a lavadora interrompe o fornecimento de água após atingir o nível desejado. A próxima etapa é observar se esta realizando o processo de agitação, e por fim após a retirada da água do tanque o processo final de centrifugação.
4. Na etapa de centrifugação verifique se a máquina faz muito barulho, como se estivesse roncando ao girar o tambor, isso é um sinal de que os rolamentos do mecanismo estão enferrujados em razão de um possível vazamento de água no retentor, o que muitas vezes ocorre com o passar dos anos ou em razão do mal uso do equipamento, observar isto é de fato um dos pontos mais importantes, pois a troca de um rolamento que inclui dois rolamentos, câmbio e retentor pode chegar a custar 500 reais dependendo da condição da máquina e da assistência que executará o serviço.
5. Na parte de baixo do gabinete verifique se uns dos quatro pezinhos da máquina estão faltando ou se estão danificados pela ferrugem a ponto de se desprender do gabinete, preste muita atenção nesta dica, uma vez que a troca de um gabinete novo pode chegar a custar 350 reais dependendo da máquina.
E essa foi mais uma dica do "Senhor das Máquinas. Espero que essas informações tenham sido úteis pra vocês, afinal de contas ninguém quer ser passado para trás em uma negociação, independente de o produto ser novo ou usado.
Comments